Eleições na Andaluzia

Photo Hërr Raouf

Os nossos colegas de Madrid prepararam um resumo dos resultados das eleições regionais na Andaluzia, que se realizaram no passado domingo, dia 19 de junho, e que contaram com uma participação de 58% do eleitorado.

A direita do Partido Popular obteve uma vitória histórica com 43,13% dos votos e 58 mandatos, conseguindo a maioria absoluta e ganhando, pela primeira vez, em todas as províncias daquela Comunidade Autónoma espanhola.

Com este resultado, o PP não necessitará da direita mais radical do partido Vox para governar, ainda que este partido tenha ganho mais dois mandatos relativamente a 2018, não alcançando, contudo, as expectativas que lhe davam as sondagens.

Os socialistas do PSOE obtiveram o pior resultado da sua história, conseguindo 30 mandatos. Por sua vez, o centro, representado pelo partido Ciudadanos, desaparece do parlamento andaluz. Por Andalucía y Adelante Andalucía, os representantes mais à esquerda, conseguiram 5 e 2 mandatos, respectivamente, o que representa uma diminuição significativa relativamente às eleições anteriores. 

Juan Manuel Moreno Bonilla, candidato do PP, afirmou: “A Andalucía vai ter quatro anos de prosperidade, de melhorias, de avanços e de crescimento, com transparência e com serenidade”.

No documento anexo poderão consultar todos os dados bem como as primeiras reacções aos resultados eleitorais.

Anterior
Anterior

Nuno Melo da Silva fala de planeamento, marca e propósito.

Próximo
Próximo

Conferência na Nova SBE