20 anos de experiência integrados num grupo internacional

Intelligence is the ability to adapt to change
— Stephen Hawking

Somos um grupo de Profissionais com muita experiência. A diversidade de percursos da nossa equipa garante um corpo de conhecimento pronto para os desafios mais complexos. E se a idade nos pode tirar alguma frescura, a verdade é que acrescenta uma grande dose de fiabilidade. Fale connosco.

 
Marta_Mimoso_1000x600px.jpg

Marta Mimoso

Sou uma mulher do Norte: nasci no Porto, em 1971, e aí conservo as minhas raízes e referências. Para além de uma sede inata de comunicar, desde cedo desenvolvi o gosto pelas viagens, pelo que vim para Lisboa para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica, onde me licenciei em Relações Internacionais.  Depois de uma tentativa de ingressar na carreira diplomática, entrei para o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal para coordenar as atividades de relações públicas; na Expo’98, fui responsável pelas relações com a imprensa do Pavilhão da União Europeia, uma experiência única onde aprendi os segredos dos contactos com os meios de comunicação, e que iria moldar o meu futuro profissional. No ano seguinte, integrei a Estrutura de Missão do Ministério dos Negócios Estrangeiros para a Presidência Portuguesa da União Europeia em 2000, tendo regressado para a Presidência de 2007, onde coordenei os conteúdos e a informação dos portais oficiais de ambas as presidências. Em 2009, criei e coordenei a equipa responsável pelos conteúdos digitais da Cimeira Ibero-americana.

A convite do Paulo Sande, meu chefe no Parlamento Europeu e mentor ao longo dos anos, abracei o projeto do Estúdio de Comunicação desde a sua fundação, primeiro como Consultora e, depois, como Diretora Geral. Hoje, acumulo 20 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, em Consultoria de Comunicação Corporativa e Relações Públicas, através da elaboração, coordenação e implementação de estratégias de comunicação corporativa, financeira e interna para os mais diversos sectores de actividade. Mas a adrenalina da gestão de situações de crise é insuperável!

Sou ainda formadora certificada: tenho desenvolvido inúmeras ações de formação em Comunicação e Media Training para empresários, políticos e gestores, para além de partilhar a minha experiência com alunos de mestrados e pós-graduações na Católica Lisbon School of Business & Economics, na Universidade Atlântica ou no Instituto Universitário Egas Moniz, entre outras instituições.

Acredito que uma boa comunicação, interna e externa, é uma ferramenta estratégica para o sucesso de uma empresa ou instituição. 

Luis-Neves-03.jpg

Luís Neves

Nasci em Monte Real, em 1973. E aí passei a infância entre águas termais, pinhais, aviões e as dunas das praias do oeste. Depois, “aterrei” em Lisboa, onde estudei Comunicação e Museologia.  

O meu primeiro trabalho foi para a Santa Sé, no comissariado que preparou a participação do Vaticano na Expo98. Um ano e meio inesquecível. Terminada a Expo, fui jornalista na imprensa regional e técnico-superior (como dizem na função pública) no Ministério da Cultura e na Câmara Municipal de Tomar. 

Para quem queria juntar Comunicação e Cultura, como eu, tive a oportunidade perfeita como assessor de imprensa dos ministros da Cultura no XV e XVI Governos Constitucionais. A seguir, trabalhei no Centro de Imprensa da XIX Cimeira Ibero-Americana e como consultor da equipa de gestão e coordenação da informação no portal oficial da Presidência Portuguesa da União Europeia 2007. 

Como professor convidado, ensinei Técnicas de Comunicação na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa durante dez anos. 

Ainda tive tempo de ser consultor para a área da comunicação da Portugália Airlines, entre mil e outros “biscates”. 

Sou formador certificado na área da comunicação e assessoria de imprensa. Nos tempos livres, tenho feito curadoria em arte contemporânea e produzido algumas exposições. 

Estou no Estúdio de Comunicação desde 2015. 

Rosa-Amaral_1000x600px.jpg

Rosa Amaral

Nasci em Arcos em 1962. Nunca vivi lá, sou lisboeta de alma e coração, mas as mulheres da família Cancela insistiam em passar os últimos dias de gravidez perto do primo Augusto, um médico de província à antiga, de mão firme, gargalhada fácil e uma experiência ganha a ajudar a dar à luz centenas de bebés por tudo quanto era aldeia e vila entre Coimbra e Aveiro.

Graças a esta mania familiar ganhei uma terra na certidão de nascimento. Entrei para Direito, mudei para História e, no final do curso, decidi que queria mesmo era ser jornalista. Entrei no DN como estagiária e aprendi com os melhores. Seguiu-se a aventura de O Independente. Foram anos inesquecíveis de liberdade e de puro e duro jornalismo. O Independente inspirou toda uma geração, tornando-a mais exigente e livre.

Mas a vida tem ciclos e, quatro filhos depois, decidi suspender a carteira de jornalista e ir para a Presidência Portuguesa da União Europeia. Seguiu-se a LPM, uma Agência de Comunicação onde aprendi duas novas profissões: Consultora de Comunicação e Assessora de Imprensa. Saí de lá para a Fundação EDP.

Pelo meio tornei-me uma verdadeira “pró” em sites e redes sociais corporativas.

Estou há cinco anos no Estúdio de Comunicação, onde faço a planificação da comunicação corporativa e institucional dos clientes, estabeleço a ponte com os jornalistas, a gestão da comunicação interna e produção de conteúdos. Mas o que eu gosto mesmo é de gerir crises. Enquanto os empresários, gestores e políticos não perceberem que as crises evitam-se, estou cá eu para os ajudar a gerir o pior momento das suas vidas!   

Sofia-Raimundo_1000x600px.jpg

Sofia Raimundo

Sou natural de Sintra. Desde criança, tenho uma paixão por barcos e por isso comecei por estudar Engenharia e Arquitetura Naval, no Instituto Superior Técnico. No entanto a perspetiva de passar toda a vida profissional num estaleiro naval fez-me seguir outras paixões.

Licenciei-me em Relações Internacionais e fiz o Programa Geral da Gestão (Especialização em Marketing), da Universidade Católica, assim como várias formações em Gestão de Redes Sociais. Integrei a equipa de comunicação da XIX Cimeira Ibero-Americana e participei em programas de voluntariado em Timor-Leste (Ministério da Justiça - 2005) e Angola (United Nations World Food Programme - 2006). 

Trabalho no Estúdio de Comunicação desde 2009.  Acompanho as novas tendências, imobiliário, saúde, moda e lifestyle.

FILIPE-GILL-2018-02.jpg

Filipe Gill

Acredito que o branding e comunicação podem contribuir para um Mundo melhor. As boas marcas não querem enganar ninguém; querem prosperar e ser relevantes para a sociedade e economia.

Nasci em Lisboa em 1965 e estudei design gráfico em Inglaterra. Participei em mais de 3000 projetos de comunicação para Clientes como o ISEG, Autoridade da Concorrência, Boehringer Ingelheim, Vulcano, BP, Dyrup, Linde Healthcare, Heineken, Instituto Cervantes, Teatro da Rainha ou a Universidade Aberta.

Europeu convicto – em consequência da minha condição de “rafeiro luso britânico” – acredito que a Europa e o Mundo são os nosso mercados, porque economias de escala ajudam a viabilizar ideias e negócios.

Colaboro com o Estúdio de Comunicação desde 2017 e tenho o desafio de desenvolver o núcleo criativo da agência.

Paulo-Sande_1000x600px.jpg

Paulo A. Sande

Em 2000, fundei com dois sócios, a empresa CIDOT Comunicação e Imagem, que em 2004 se integrou no Grupo Estudio de Comunicación.

Entre outros ofícios, trabalho em comunicação, informação e imagem desde 1984, quando assumi funções como diretor de relações públicas na direção de atividades no estrangeiro da empresa Quimigal. Fui depois responsável pelo setor português de comunicação e informação do Parlamento Europeu, no Luxemburgo, diretor-adjunto e mais tarde diretor do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu. Fui ainda porta-voz da missão da União Europeia na Expo-98 e embaixador da União Europeia para o Ano Europeu dos Cidadãos em 2013.

No Estudio de Comunicación, depois de ter sido gerente da CIDOT, desempenhei funções como vice-Presidente para Portugal e administrador, sendo atualmente consultor. 

Colunista em jornais (Diário de Notícias e Observador), tenho uma licenciatura em Direito, uma pós-graduação em Direito da União Europeia e um mestrado em Ciência Política. Leciono, como Professor convidado, na Universidade Católica Portuguesa.


Porque somos diferentes

Escolher-nos é optar por uma prestação com ética. Colocamos o cliente sempre em primeiro lugar. Asseguramos a máxima fidelidade, confidencialidade extrema, disponibilidade total.

Dispomos de um conjunto alargado de competências e especialização em todos os domínios da comunicação; de um grupo de profissionais com décadas de experiência; de acesso aos círculos de decisão, à academia e às instituições relevantes em Portugal, com contatos ao mais alto nível.

Estamos há vinte anos no mercado nacional; intervimos em Portugal e em distintos países europeus e latino americanos. Merecemos a  confiança de centenas de empresas e instituições.

A solidez da nossa oferta, a dimensão da nossa intervenção, a nossa criatividade, conhecimento e trajetória, permitem-nos prestar um serviço global que integra a dimensão clássica da comunicação corporativa, o networking, a influência e o acesso às mais importantes entidades públicas e privadas, bem como a criatividade e inovação digitais, para uma comunicação consistente e integrada

pexels-anna-shvets-4045551.jpg

 
Grupo Estudio de Comunicacción reunido em Cadiz.

Grupo Estudio de Comunicacción reunido em Cadiz.

História

Grupo Estudio de Comunicación: uma consultora líder em comunicação empresarial fundada em Madrid no ano de 1983.

Ao longo destas quase quatro décadas colaborámos na assessoria e gestão da comunicação das empresas e instituições mais importantes de Espanha, Portugal e América Latina, e participámos no processo de comunicação dos principais movimentos corporativos e financeiros realizados tanto em Espanha como noutros países, importantes operações de fusões e aquisições, IPOs, OPAs e gestão de graves crises das mais diversas naturezas, lançamento de produtos, apresentação de novas empresas ou organização de eventos.

A Comunicação de Crise é uma das nossas especialidades. Lidamos com processos de reconversão, encerramentos ou deslocalizações de fábricas, mudanças de instalações ou concentração de centros de trabalho, acidentes e problemas de contaminação ambiental. Em defesa da reputação dos nossos clientes, tratamos da Comunicação interna, das relações institucionais, com a imprensa e investidores, bem como a monitorização e gestão do meio digital.

Integrado por mais de 150 profissionais em Lisboa, Madrid, Buenos Aires, Santiago de Chile e Cidade do México, o nosso Grupo trabalha e trabalhou, ao longo destes 37 anos, para mais de 2.500 clientes, ajudando-os a comunicar eficazmente com os seus diferentes públicos-alvo.

A nossa rede internacional permite-nos disponibilizar uma metodologia homogénea aos clientes que necessitam de uma gestão coordenada e simultânea em diversos países. Contamos também com uma rede de parceiros, empresas líderes com capacidade para prestar serviços em diversos países da Europa, América e África.

Gerimos a comunicação dos nossos clientes de A a Z: realizamos auditorias de comunicação, traçamos estratégias, elaboramos planos de comunicação interna e externa, definimos mensagens e canais a utilizar, identificamos stakeholders, organizamos ações e eventos e criamos suportes (web, fotografia, vídeos, newsletters, apps…) à medida de cada necessidade em concreto.

O Estúdio de Comunicação

Criada em setembro de 2000, a Cidot Comunicação e Imagem (CEC) iniciou a sua atividade de prestadora de serviços de comunicação. Ao nosso primeiro cliente ajudámos a desenhar uma resposta eficaz a uma crise de considerável dimensão.

Nos nossos primeiros anos de existência, movíamo-nos num mercado muito marcado por práticas de excessivo pragmatismo e “tarimba” profissional, e desenvolvemos uma estratégia assente num elevado grau de profissionalismo e aplicação das regras da moderna comunicação institucional, numa lógica de integração das técnicas mais atuais.

Em 2004, a CEC foi integrada no Grupo Estudio de Comunicación, mantendo a sua identidade e equipa 100% nacional. Hoje, somos uma equipa de profissionais com uma vasta experiência na área da comunicação, adquirida nalguns dos mais importantes meios de comunicação portugueses, instituições internacionais e gabinetes de imprensa públicos e privados.

Trabalhamos para grandes clientes nacionais, internacionais e multinacionais, prestando serviços integrais no mercado ibérico através de  uma resposta única e eficaz em matéria de comunicação e imagem em ambos os países. 

Ao longo destes 20 anos de percurso no mercado nacional, trabalhámos com os mais diversos setores de atividade, do turismo ao industrial, escritórios de advogados, marcas de consumo, imobiliário e construção, centros comerciais, energia, saúde, cultura, tecnologia, fundações…  

Todos estes anos deram-nos experiência, contatos e um reconhecimento ímpar junto dos meios de comunicação e dos diferentes stakeholders.


Missão, Visão e Valores

Missão

A missão do Estúdio de Comunicação é simples: ajudar os nossos clientes a gerir a sua reputação e a sua marca, levando-a mais longe. 

Criámos para isso o conceito silo de proteção (contra intempéries), porque queremos evitar que os nossos clientes sejam surpreendidos: ouvimos os clientes, identificamos e antecipando as suas necessidades, prevenimos crises (dispomos de um elaborado e atualizado “Manual de Crise”), definimos estratégias de atuação, planificamos ações, criamos conteúdos, desenvolvemos ferramentas e suportes, comunicamos as suas mensagens e projetos e executamos os planos definidos. 

Visão

Com uma visão estratégica integral, vemo-nos cada vez mais como responsáveis pelo ciclo completo do trabalho de reputação e comunicação, desde a análise e planificação, até à gestão e elaboração de suportes. O nosso futuro está onde chegarem os interesses dos nossos clientes.

Queremos: 

  • LIDERANÇA

  • REFERÊNCIA

  • REPUTAÇÃO

Valores

Temos uma cultura empresarial baseada na qualidade, no rigor profissional e no trabalho focado na obtenção de resultados.

Os valores que nos regem são a experiência, o compromisso, a discrição e a confidencialidade.

 

fale connosco

Falar é uma boa forma de comunicação. Contacte-nos para uma conversa informal sem compromisso.