Estratégia de Comunicação

Serviços de Estratégia de Comunicação

 
 

01. Assessoria Estratégica

Investir numa estratégia de comunicação interna e externa, de forma integral e global, é fundamental para que uma empresa ou instituição ganhe visibilidade, confiança e credibilidade.

Importa definir os vetores basilares da atividade de comunicação, organizando-os e calendarizando-os. Trata-se essencialmente da determinação dos públicos, da elaboração das mensagens, da seleção dos meios e ações a realizar. Ajudamos os nossos clientes a apostar numa política de comunicação corporativa forte e com impacto, para reforçar o seu conhecimento e notoriedade, otimizando a sua imagem e alcançando um posicionamento assertivo junto dos públicos-alvo pertinentes.

No Estúdio de Comunicação apoiamos a conceção e implementação da dimensão estratégica da comunicação, associada aos objetivos de crescimento e de reforço de notoriedade de cada cliente.


02. Diagnóstico do ponto de partida

No Estúdio de Comunicação desenvolvemos um conjunto de ferramentas para a identificação do ponto de partida em matéria de comunicação e imagem, com o objetivo de analisar e avaliar a política de comunicação das empresas e instituições. Em primeiro lugar, procedemos ao levantamento exaustivo de materiais e meios para se conhecer a realidade da empresa ou instituição tanto a nível interno como externo, bem como a sua projeção mediática e no meio digital. Os resultados constituem a base para estruturar uma estratégia corporativa e política de comunicação através da implementação de processos de melhoria contínua, assegurando a divulgação adequada junto dos públicos pertinentes, concebendo, preparando e difundindo mensagens adequadas ao posicionamento definido.

Serviços

  • Assessoria permanente para diagnóstico, identificação de necessidades, conceção de estratégia, elaboração e implementação de programas de comunicação corporativa, digital e relações públicas

  • Auditorias de comunicação interna e externaAvaliação exaustiva dos meios e instrumentos de comunicação, canais operativos e recursos disponíveis, nos diferentes âmbitos de comunicação relevante

  • Avaliação da eficácia dos meios, programas e canais de comunicação utilizados pelas empresas e instituições

  • Identificação de necessidades e expectativas dos stakeholders 


03. Organização da Comunicação interna e externa

Com base no diagnóstico do ponto de partida, concebemos um Plano de Comunicação corporativa que integra as ferramentas, ações e canais para comunicar a empresa ou instituição de forma integral a cada um dos seus stakeholders, devidamente planificada e sustentável no tempo, acompanhada do respetivo cronograma.

São condições de sucesso: definir uma estratégia clara, determinar e segmentar públicos, escolher as mensagens certas, fazer a identificação dos meios adequados aos objetivos de comunicação, apresentar um Plano estruturado, com eixos de Comunicação (ideias chave) que, em forma de mensagens únicas, claras e entendíveis, atinjam os públicos alvo, através de todos os canais disponíveis e adequados.Com um Plano de Comunicação 360º pode traçar-se um caminho proactivo para agir globalmente, utilizando todos os canais, ações e iniciativas de forma coordenada, estabelecendo uma atuação coerente com os planos estratégicos da empresa ou instituição.

Com o Plano de Comunicação global pretende-se: 

  • Apoiar a conceção e implementação da dimensão estratégica da comunicação corporativa do cliente, associada aos seus objetivos comerciais e de marketing;

  • Dotar o cliente de meios e ferramentas de comunicação eficazes para estabelecer e consolidar canais de comunicação com a comunicação social e no meio digital, desenvolver relações fluidas e estáveis com todos os públicos pertinentes - colaboradores, clientes, jornalistas, entidades públicas e privadas, etc. -, e criar um efetivo good will

  • Planificar, implementar, coordenar e otimizar as ações de comunicação e de relações públicas, com recurso a modelos e instrumentos próprios eficazes

O Plano de Comunicação concretiza e operacionaliza as conclusões do levantamento previamente efetuado, interage com as ações programadas e projeta as ações necessárias. O seu objetivo último consiste em estabelecer um instrumento de planificação e controlo baseado num conjunto estruturado de ações de comunicação interna e externa, inseridas numa estratégia sustentável, coincidente com os objetivos da empresa ou instituição.


04. Comunicação Interna (CI)

A CI é muitas vezes considerada o “parente pobre” da comunicação. É um erro. São inúmeras as dimensões de CI relevantes para os resultados pretendidos e a nossa empresa tem uma panóplia de serviços fundamentais para os obter.

Assim:

na informação, canais eficazes para que os colaboradores conheçam e compreendam os valores, mensagens e iniciativas da empresa Auditorias para avaliar a eficácia e a eficiência (cobertura, credibilidade, enfoque…) dos canais de CI existentes, com recomendações de melhoria. Conceção e implementação de canais e campanhas de CI.Programas de marketing interno.

No diálogo. Para que os colaboradores se sintam escutados, compreendendo o que os estimula ou trava e para que participem ativamente no desenvolvimento da empresaInquéritos e estudos de perceção sobre a comunicação interna.Estudos qualitativos e quantitativos de engagement, cultura e clima.Estudos para identificar os patamares de responsabilização dos colaboradores no estímulo da reputação da sua empresa.Canais bidirecionais de CI, apoiados nas redes sociais corporativas, intranets sociais, APPs ou em suportes off-line. Campanhas orientadas para a escuta e participação.

Na liderança. Utilização da comunicação como ferramenta para o reforço da liderança formal e para a identificação e alinhamento dessa liderança com a estratégia de change management Programas de ativação da Linha Diretiva - as pessoas percebem o que a empresa espera delas através do que os seus chefes dizem e fazem. Integração das práticas de comunicação dentro da prescrição do estilo diretivo. Implementação de práticas de comunicação diretiva em meios industriais.Programas de feedback 360º sobre comunicação, treino e apoio aos diretores. Projetos de identificação e dinamização de “influencers” internos para impulsionar valores e a dinamização da comunicação nas redes informais, utilizando tecnologias de análise de redes (ARS).

Como estímulo. Programas específicos de encorajamento a comportamentos necessários para o desenvolvimento do negócioProgramas de alinhamento e estímulo dos colaboradores com desafios específicos de negócio (vendas, serviço, eficiência, segurança…) apoiados na CI.Programas específicos de responsabilização dos colaboradores no fomento da reputação da sua organização perante a sua envolvente (interpessoal e nas redes sociais).


05. Definição da Estratégia Digital

A dimensão digital, mais do que uma técnica ou domínio especial a considerar, é hoje uma ferramenta corrente, caraterizada pela evolução constante.

Estar e agir nesta dimensão é para nós uma constante tão natural como respirar – ou comunicar. Trabalhamos com os nossos clientes no desenho, implementação e acompanhamento de soluções específicas para os novos meios de comunicação, como as redes sociais, a Internet, os meios digitais em geral.

Por seu lado, o Plano de Comunicação 360º devidamente pormenorizado permite trasladar o conteúdo de comunicação, externa e interna, para o meio digital (redes sociais, web, blog, etc.), de forma a gerir a Comunicação de forma integral.

06. Elaboração de estudos de clima laboral

Escutar é a base para ativar o Compromisso dos Colaboradores.

No Estúdio de Comunicação entendemos que os estudos de clima laboral e compromisso são uma potente ferramenta de comunicação e de gestão da empresa. Não se trata apenas de escutar para conhecer o grau de satisfação dos colaboradores, mas de compreender o que os compromete com o seu trabalho e com a empresa e o que os pode afastar dela.

Dispomos de um modelo de trabalho e de procedimentos que integram medição e ação sobre os elementos chave que têm impacto no compromisso dos colaboradores.

O nosso serviço aporta:

  • Uma visão completa dos comportamentos chave para o sucesso de uma empresa e as condições em concreto a ter em conta para estimular o compromisso e o empenho

  • Um mapa de perfis de compromisso dos colaboradores para identificar áreas ou clusters, desde os altamente comprometidos aos desligados

  • A identificação das principais alavancas sobre as quais a empresa deve agir para promover o comprometimento dos seus colaboradores

  • A utilização de ferramentas inovadoras de linguística computacional na análise do que as pessoas sentem quando falam do seu trabalho e empresa

  • Uma ferramenta online fiável, flexível e experimentada, de suporte ao processo de respostaUma ferramenta de definição de planos de ação para os diretores para os responsabilizar pela melhoria do compromisso de cada equipaUma aplicação que permite a visualização dos resultados numa organização

  • Um benchmark da situação da empresa em comparação com a nossa base de dados de referência no mercado

  • Uma análise em profundidade sobre o impacto das opiniões das pessoas no seu trabalho e desempenho e no compromisso por fazer melhor