Media

Serviços de Media

 
 

01. Relação com os Meios de Comunicação

Os Meios de Comunicação são fundamentais para se chegar a grandes audiências e para a gestão da reputação de uma empresa, marca ou instituição. Por isso, a relação com jornalistas é essencial para a construção e salvaguarda da sua imagem, não se resumindo ao envio de comunicados e notas à imprensa.

Hoje em dia, muitas empresas e marcas estão a minimizar as suas estratégias de relação com os Media devido ao enorme impacto das redes sociais. No entanto, uma gestão correta e integral da comunicação implica integrar todos os planos de atuação, adaptando as mensagens, conteúdos e práticas às particularidades de ambos os meios.

No Estúdio de Comunicação, fruto dos contactos permanentes de há muitos anos com os meios de comunicação nacionais, regionais e especializados, mas também com os new media, oferecemos a melhor assessoria aos nossos clientes para que estabeleçam e mantenham uma Comunicação estável com os jornalistas chave dos diferentes Meios, construindo good will e desenvolvendo relações fluidas e duradouras.

Fomentar uma imagem de excelência, competência e rigor junto dos diferentes meios de comunicação, redes sociais e digital, e conseguir cobertura mediática por parte dos diferentes meios é um dos principais objectivos de empresas e instituições.

Serviços:

  • Assessoria de imprensa

  • Criação do Gabinete de Imprensa

  • Contactos regulares com jornalistas e com os diferentes Meios de Comunicação

  • Implementação de planos de relações com a imprensa

  • Redação de comunicados, dossiers de imprensa, publicações várias

  • Organização de encontros e conferências de imprensa

  • Organização de viagens de imprensa


02. Análise qualitativa e quantitativa da informação

No Estúdio de Comunicação realizamos monitorização e análise permanentes das informações publicadas sobre o cliente nos meios de comunicação e no meio digital.

Fazemos o tratamento e o envio do clipping sobre a empresa e o sector (imprensa escrita, online, meios audiovisuais, redes sociais) e elaboramos mensalmente relatórios exaustivos de análise dos impactos. 


03. Media Training – Formação de Porta-vozes 

As pessoas são a parte com maior peso nos processos de Comunicação. Quando as empresas e instituições comunicam, dirigem-se a pessoas. São por isso os seus membros quem melhor pode projetar os valores das entidades que representam e integram, os ‘seus porta-vozes’, responsáveis por transmitir confiança, credibilidade, transparência…

Sabemos que a Comunicação Interpessoal, entre emissores e recetores (pessoas), depende da capacidade daqueles de fazer ‘chegar’ a estes (recetores) mensagens claras e eficazes. É essencial comunicar bem, mas o que é comunicar BEM? É dizer exatamente o que se pretende, percebendo o interlocutor exatamente o que se disse.

Por isso, quem comunica tem de investir numa preparação adequada. Essas competências podem ser adquiridas. Esse trabalho de preparação, com CEOs, diretores e equipas, está no coração da atividade do Estúdio de Comunicação desde a sua fundação no ano 2000.

Dirigida por um profissional da televisão portuguesa, Manuel Tomás, com uma longa experiência prática e académica, a formação em Comunicação Pública e Media Training baseia-se num corpo teórico sólido alicerçado na atividade académica e formativa dos formadores, na sua experiência e sólidos conhecimentos práticos, no treino intensivo de técnicas e soluções para o fortalecimento da autoestima e a eficácia da exposição do pensamento em todas as situações.

Esta formação ajuda os formandos a expor com precisão, clareza e eficácia as suas ideias nas mais diversas circunstâncias: face aos meios de comunicação social ou sempre que tenham necessidade de comunicar em público. As sessões de formação e treino são organizadas à medida das necessidades dos nossos clientes em concreto, adequadas a cada pessoa, grupo, situação em concreto e área de atividade.

Tipos de formação mais comuns:

Relações com os Meios. Formação para contatos com jornalistas de imprensa escrita e audiovisual, tanto em formatos one to one como para encontros com vários jornalistas. Apresentações programadas ou espontâneas. Pequenos almoços, almoços e conferências de diferentes tipos nos quais intervêm jornalistas.

Comunicação Financeira. Assembleias gerais: discursos memorizados ou lidos (em papel ou com teleponto). Apresentação de resultados ao vivo ou por videoconferência. Encontros com analistas financeiros e com investidores.

Comunicação Interna. Reuniões de administração, gestão, organização ou motivação. Intervenções em encontros com os colaboradores ou em processos de Comunicação em cascata.

Comunicação de Crise. Reuniões com comités de empresa e sindicatos. Encontros com grupos organizados.

Comunicação Institucional. Reuniões com políticos de diferentes níveis (governantes, deputados, autarcas…), comparências em Comissões parlamentares ou de investigação.

Relações com a sociedade. Discursos de agradecimento. Exposições perante o mundo académico, empresarial ou de qualquer outro sector. Apresentação de oradores, intervenções em homenagens, etc.

Meios técnicos e de apoio. Treino com todo o tipo de equipamentos técnicos: câmara de TV, sistemas de projeção, teleponto, microfones para audiovisuais, etc. Conceção e utilização de apresentações (PPT e similares), vídeos introdutórios, videoconferência, apresentações retransmitidas (streaming).