
Branding: a razão de ser e estar de uma marca
Serviços de Branding
01. Diagnóstico & Consultoria
Ninguém conhece melhor a sua marca do que o seu fundador ou gestor. Por isso entendemos que o nosso trabalho de avaliação é feito em equipa. Mas a nossa mais valia pode ser significativa porque já trabalhamos muitas marcas e temos uma noção do que funciona e, tão importante, do que não funciona.
Depois do diagnóstico propomos caminhos e soluções de forma muito concreta e fundamentada.
02. Criação
Aqui entramos com a parte técnica de desenvolver ou re-qualificar uma marca com três objetivos claros: ‘future proof’, ‘digital native’ e ‘international ready’. Isto significa que a marca estará preparada para o futuro, para o espaço digital e o para mercado internacional de forma consistente e integrada.
Fase #01. Pesquisa e desenvolvimento
Fase #02. Aplicação e teste em contexto (i.e. em touch points relevantes para a marca).
Fase #03. Preparação técnica da marca para implementação no mundo real.
Fase #04. Brand Book (ver Proteção)
03. Ativação
A maneira como uma marca contacta com as suas audiências (presentes ou futuros Clientes) é decisiva para três dos seus mais importantes objetivos:
Visibilidade
Posicionamento
Engagement
Aqui o desafio é criar experiências de contacto que façam reflexo dos valores da marca e dos seus fatores de diferenciação e que – simultaneamente – atraiam novos públicos e Clientes.
04. Proteção
O guardião da marca é o seu proprietário. Mas a ajuda externa é importante para a boa defesa de uma marca: garantir a sua saúde e a defender de utilizações amadoras e inconsistentes.
A nossa experiência ajudará também a promover bons hábitos de utilização e garantir a sua correta aplicação nos diversos pontos de contacto.
Uma das ferramentas que podemos desenvolver é o Brand Book, um guia de utilização e boas práticas que contém indicações claras e simples para uma boa implementação. Não esqueça que a credibilidade de uma marca também depende da sua utilização de forma consistente.
05. Digital Branding
Digital Branding é a dimensão do branding que foca particularmente na implementação da marca no espaço digital. Ora se a dimensão digital da comunicação tem crescido de forma exponencial, então a atenção para esta área torna-se ainda mais relevante.
Tendencialmente estamos a mudar de um mundo CMYK para um mundo RGB, isto é que a comunicação das marcas é cada vez mais feita em ecrãs e menos em papel. Esta mudança exige know-how e sensibilidade para tirar o maior partido dos novos pontos de contacto com os Clientes.
06. Marketing de conteúdos
Marketing de conteúdos (Content Marketing na sua expressão original) sugere algo de muito interessante:
“O Cliente toma conta do processo de decisão da sua compra”
Isto inverte a lógica tradicional do marketing e publicidade que usando mass media, tentava condicionar a decisão do Consumidor ou Cliente. É neste novo contexto que surge o Marketing de Conteúdos, obrigando as marcas a criar conteúdos interessante, relevantes e atrativos para atrair e fidelizar clientes.
Também aqui podemos ajudar a definir uma estratégia de conteúdos que atraia novos Clientes para a sua marca promovendo contacto nas várias fases do Sales Funnel.
Veja este vídeo em que Filipe Gill explica os conceitos básicos do Marketing de Conteúdos