Paula Scher, “design legend”
“The job of the designer is to make things understandable, usable, accessible, enjoyable... important to a public, that involves the public.”
Paula Scher é uma designer lendária, e uma referência para todos nós que têm o desafio de desenhar peças gráficas. Sim trata-se de uma mulher inequivocamente “gráfica” no melhor sentido da palavra.
Paula Scher nasceu em Washington DC, EUA em 1948. Iniciou a sua carreira ainda nos anos 70 do séc XX bem no meio do movimento “punk” que rompia com a tranquilidade do rock sinfónico do início da década. Alguns dos primeiros trabalhos de Paula foram precisamente na indústria discográfica num algura em que a capa de um disco era uma obra de arte.
“Maps”
Um dos seus projetos que acho particularmente interessante é “Maps” em que Paula desenha mapas a partir de elementos tipográficos. Este acabou por ser uma das seus mais sérias incursões na arte e estes mapas funcinam muito bem como arte pública com é o caso de Queens Metropolitan Campus em que um edifício foi “forrado” por dentro com letras e cor.
Image by Pentagram