Rory Sutherland, “mad man”

Photo from MN2S

Photo from MN2S

Iniciamos hoje uma nova rubrica no Baltasar chamada “Personagens da comunicação” sobre pessoas que dão, ou deram, um contributo relevante para a reflexão sobre a indústria do marketing e comunicação. Serão “mad men”, académicos, designers, consultores de branding ou autores; mas terão algo em comum: pensaram fora da caixa e tentaram ir sempre além do briefing. Por isso são uma referência para nós e, esperamos, uma inspiração para os nossos leitores.

the human mind does not run on logic any more than a horse runs on petrol
— Rory Sutherland

Rory Sutherland é um publicitário britânico que reflete muito sobre o que andamos aqui a fazer e como as marcas interagem com os consumidores. Apesar de pensar muito, conseguiu chegar a Vice Presidente da Ogilgy London. Ou será que foi por isso?

A maneira mais rápida de conhecerem as suas ideas é ver uma das suas TED Talks em que consegue dizer coisas muito sérias e deixar a audiência a rir. Esta em particular é brilhante (Perspective is everything, Atenas 2012)

Uma das suas teses mais interessantes discorre sobre a inutilidade da lógica. Se fosse português diria que “lógica é uma batata”. O que ligaria muito bem com outra das suas frases mais emblemáticas: “uma flor é uma erva com um orçamento de marketing”, uma frase com um alcance mais profundo do que parece à primeira vista.

O seu livro “Alchemy : The Surprising Power of Ideas That Don't Make Sense” sugere-nos que devemos ser mais abertos a ideas aparentemente parvas, porque são essas que acabam por ser aquelas que fazem a diferença e despertam interesse.

Para fechar deixo-vos mais um vídeo para conhecer melhor este personagem de grande porte enquanto conversa com uma jovem na sede da Ogilvy London, um conjunto de contentores sobre o Tamisa: Be good at two thinks.

 
Anterior
Anterior

Naomi Klein, “no compromise”

Próximo
Próximo

A datificação está a mudar os media?