Naomi Klein, “no compromise”

Personagens-Naomi-Klein.jpg
When Nike says, just do it, that’s a message of empowerment. Why aren’t the rest of us speaking to young people in a voice of inspiration?
— Naomi Klein

Cidadã do Canadá e do Mundo, Naomi Klein tornou-se uma figura incontornável da discussão pública sobre o funcionamento da sociedade e, com o seu primeiro best seller – No logo – obrigou-nos a pensar mais no papel do marketing e comunicação na economia.

De certa forma isso obriga-nos a pensar o nosso trabalho de forma mais consciente em termos do impacto que causa na sociedade. E isto pode ser muito positivo na medida em que devemos contribuir para a re-invenção das marcas dos nossos clientes no sentido de maior autenticidade e mais exigência.

Em 2013 Naomi Klein apresenta “This changes everything” que aborda as questões das alterações climáticas e a sua relação com o capitalismo. Também aqui temos matéria de reflexão sobre questões, que de um modo ou de outro, afetam a maneira como contribuímos para uma sociedade em que as marcas podem, e devem, ser um fator de transformação de mentalidades, de valores culturais e, em última análise, da ação.

Naomi Klein é uma autora e ativista, mas é sobretudo uma pensadora que não devemos ignorar. Apesar da sua hostilidade ou precisamente por isso.

No logo, 1999

The shock doctrine, 2007

This changes everything, 2015 (documentário)

 
Anterior
Anterior

Wally Olins, “the changer”

Próximo
Próximo

Rory Sutherland, “mad man”