Naomi Klein, “no compromise”
“When Nike says, just do it, that’s a message of empowerment. Why aren’t the rest of us speaking to young people in a voice of inspiration?”
Cidadã do Canadá e do Mundo, Naomi Klein tornou-se uma figura incontornável da discussão pública sobre o funcionamento da sociedade e, com o seu primeiro best seller – No logo – obrigou-nos a pensar mais no papel do marketing e comunicação na economia.
De certa forma isso obriga-nos a pensar o nosso trabalho de forma mais consciente em termos do impacto que causa na sociedade. E isto pode ser muito positivo na medida em que devemos contribuir para a re-invenção das marcas dos nossos clientes no sentido de maior autenticidade e mais exigência.
Em 2013 Naomi Klein apresenta “This changes everything” que aborda as questões das alterações climáticas e a sua relação com o capitalismo. Também aqui temos matéria de reflexão sobre questões, que de um modo ou de outro, afetam a maneira como contribuímos para uma sociedade em que as marcas podem, e devem, ser um fator de transformação de mentalidades, de valores culturais e, em última análise, da ação.
Naomi Klein é uma autora e ativista, mas é sobretudo uma pensadora que não devemos ignorar. Apesar da sua hostilidade ou precisamente por isso.