O cliente tem sempre razão?
Conceito da ilustração de Filipe Gill gerado com Adobe Firefly
Desde sempre ouvimos esta sentença como uma espécie de sabedoria antiga à prova de bala:“o cliente tem sempre razão”. É uma frase simpática e, convenhamos, confortável para quem a diz e para quem a ouve, mesmo que as evidências de determinado contexto gritem o contrário. Apazigua e evita confronto, o que pode ser entendido como positivo, mas num contexto comunicacional tem tendência a inviabilizar as soluções “fora da caixa”, diferenciadoras e mais eficazes.
Cada caso é um caso, verdade. Mas se há clientes que estão abertos a procurar uma equipa criativa parceira que lhes acrescente uma dimensão que não possuem internamente, outros há que entendem uma consultora especialista como mera executante daquilo que já decidiram.
No Estúdio de Comunicação somos uma equipa sénior e experiente em relações públicas e assessoria de media, storytelling e produção de conteúdos, branding e design. Olhamos para o contexto mediático contemporâneo de fora para dentro e de dentro para fora, definindo estratégias originais para cada cliente em concreto e as suas circunstâncias.
Fazemos fatos à medida e como toda a roupagem nova, pode causar alguma resistência inicial. Estamos cá para apresentar os nossos argumentos e o racional das nossas propostas. Se pelo contrato social assumimos que numa obra de engenharia os técnicos construíram a melhor opção porque são eles os especialistas da área, também no nosso caso esperamos essa confiança.
Os tempos sopram a favor de quem está disposto a arriscar, a aproveitar a soma dos diferentes saberes. Sobreviverá num mundo competitivo quem se destacar pela diferença e qualidade. Na comunicação, a razão do cliente está na voz que nós podemos dar-lhe.