O poder das relações pessoais na era digital

Photo by Nappy @ Pexels

A tecnologia trouxe-nos grandes benefícios no campo profissional. Aproxima-nos, ajuda-nos a comunicar a qualquer momento e torna o nosso desempenho profissional mais eficiente. Não tendo dúvidas sobre as grandes vantagens da tecnologia, mas é importante olhar também para o poder das relações pessoais no campo da comunicação, das relações empresariais e institucionais.

Os encontros pessoais, seja com clientes, fornecedores, investidores ou com os media, continuam a ser um elemento vital e diferenciador da comunicação e da reputação de qualquer empresa. As ligações pessoais geram confiança e reforçam os laços a longo prazo, elementos essenciais para qualquer marca.

Por outro lado, estes encontros presenciais potenciam também as relações institucionais com entidades governamentais ou personalidades da esfera pública. As Relações Institucionais são uma plataforma para as empresas se posicionarem favoravelmente no mercado e reforçarem a reputação no seu sector.

Eis as principais razões pelas quais continua a ser importante fomentar as relações cara a cara e estar presente em eventos públicos:

• Melhora a confiança e a credibilidade
A interação pessoal continua a ser uma das formas mais eficazes de criar confiança. É mais provável que as pessoas acreditem nos compromissos daqueles com quem tiveram um contacto direto. Estar presente pessoalmente em eventos ou reuniões demonstra um forte empenho na relação, o que reforça a credibilidade da empresa.

• Fortalece os laços a longo prazo

As interações pessoais frente a frente permitem uma melhor compreensão das necessidades dos outros e das suas emoções, partilhar experiências e estabelecer uma ligação mais forte. Em suma, criam empatia. E estes laços mais profundos têm um valor duradouro, tanto na comunicação como na reputação da empresa.

• Potencia o acesso a oportunidades 
Eventos, conferências e seminários são espaços onde surgem frequentemente novas oportunidades, como novos potenciais clientes, parceiros estratégicos ou até o acesso a informações valiosas sobre a concorrência e o mercado. Estas interações podem conduzir a parcerias, colaborações e projetos que não seriam possíveis num ambiente exclusivamente digital.

• Reforça a visibilidade e a presença da marca
Participar ativamente em eventos e estar fisicamente presente permite à empresa mostrar-se como líder no seu sector. A visibilidade nestes eventos reforça o posicionamento da marca e contribui para uma reputação positiva entre os seus principais públicos. Também melhora a perceção da empresa nos meios de comunicação social, o que pode reforçar a sua reputação.

Em última análise, e nunca descurando a importância da inovação digital no desenvolvimento de grandes oportunidades, as relações pessoais continuam a ser essenciais para o sucesso nos negócios. Num ambiente empresarial cada vez mais interligado digitalmente, a chave é equilibrar o online com o cara a cara, uma vez que a confiança, a credibilidade e a visibilidade são geradas para além de um ecrã. É a combinação dos dois mundos que garante uma comunicação empresarial eficaz e uma boa reputação.

––

Por Marta Mimoso, diretora geral do Estúdio de Comunicação, e María Delgado, consultora sénior no Estudio de Comunicación.

Anterior
Anterior

Cultura e Gastronomia

Próximo
Próximo

Caja Rural del Sur apresenta Alimental Portugal