Wally Olins, “the changer”

Personagens-Wally-Olins.jpg
Overall, because branding is about creating and sustaining trust it means delivering on promises. The best and most successful brands are completely coherent. Every aspect of what they do and what they are reinforces everything else.
— Wally Olins

Wally Olins é um dos “pais” do Branding. E o seu papel foi muito importante para posicionar empresas de design e designers como consultores que – não só desenvolvem as soluções visuais para as marcas – mas, mais importante, pensam o design com sentido estratégico: “o que somos, para onde vamos”.

O Designer como estratega que pensa com o Cliente e o Cliente que aprende a pensar com design. Simples mas poderoso.

Quando comecei a ler livros de Wally Olins nos anos 90 o que mais me entusiasmou foi a abordagem conceptual muito focada na comunicação integrada da marca. De certa maneira os livros que na altura liamos sobre “corporate identity” representaram a pré-história do Branding enquanto disciplina emergente que ligava marketing e design e pensava na marca com um alcance muito mais profundo do que o desenho de um logotipo ou de uma paleta de cores.

Outra ideia pioneira que Olins ajudou a desenvolver é o que podemos chamar de “territorial branding”, isto é, olhar para cidades, regiões e países como marcas que comunicam e competem no Mundo global. Um dos seus primeiros projetos foi com o Turismo de Portugal com a criação de um sistema de identidade visual para Portugal enquanto marca de turismo.

Referências:

Grapheine | Designerd | Thames & Hudson |


 
Anterior
Anterior

Debbie Millman, “design matters”

Próximo
Próximo

Naomi Klein, “no compromise”