Crises sem pânico: gerir o stress na empresa
Photo by Pixabay @ Pexels
Geralmente, as empresas preparam-se para possíveis crises com manuais, protocolos e equipas altamente treinadas para responder a um problema. Mas não nos podemos esquecer que somos humanos e é normal que, perante uma situação difícil, uns reajam com raiva, com medo, pânico... e outros sentimentos que surgem num momento de fraqueza. Mas é precisamente nesses momentos que é fundamental manter a calma.
Porque são emoções que, embora nos ponham em alerta, podem alterar todos os planos estabelecidos. Por isso, é da responsabilidade de todos os gestores e executivos envolvidos na crise conseguir manter a calma e reagir de forma inteligente. Num momento de crise, a emoção não pode superar a razão. Eis algumas das vantagens de o conseguir:
• Liderança eficaz: Em momentos de crise, as equipas procuram orientação e ajuda. Se os responsáveis, enquanto líderes, mostrarem calma e tranquilidade, podem transmitir confiança e segurança. Quando há um problema e o ambiente não é descontraído, as pessoas tendem a minimizar o seu contributo e colaboração para evitar futuros problemas internos. Quando um líder gere bem o seu stress, cria um ambiente propício a que a equipa também o faça e trabalhe de maneira eficaz, em vez de ter medo de represálias futuras.
• A clareza mental facilita as soluções criativas: o stress tende a toldar o julgamento e a capacidade de pensar com clareza, fazendo-nos ver o lado negativo (que é o maior numa crise). Manter a calma e a serenidade permite-nos analisar as circunstâncias de forma mais objetiva e encontrar soluções inovadoras. Em vez de nos concentrarmos no problema, podemos direcionar a nossa energia para a forma de o resolver.
• Ajuda na gestão do tempo: o stress pode dar-nos a impressão de que o tempo está a fugir-nos. Por outro lado, a calma permite-nos estabelecer prioridades nas tarefas, delegar eficazmente e gerir o tempo de forma eficiente. Num momentode crise, cada minuto conta, e saber organizar-se sem cair na ansiedade é fundamental para uma gestão eficaz da situação.