Portugal, Espanha e Marrocos: um mundo de possibilidades
Marta Mimoso, Diretora Geral do Estúdio de Comunicação, foi uma das representantes de Portugal na mesa de debate “Mulheres à beira de um ataque de inspiração”, que teve lugar em Sevilha. Organizado pela Fundación Tres Culturas e integrado na iniciativa Portugal-Espanha-Marrocos, um mundo de possibilidades, o evento realizou-se no emblemático Pavilhão de Marrocos da Expo 92, inspirado na arquitetura do período al-Andalus e em cuja construção colaboraram cerca de 600 artesãos marroquinos.
A sessão de abertura do evento esteve a cargo de Cláudia Boesch, Cônsul Geral de Portugal, e Dounia Del-lero, Cônsul Geral de Marrocos em Sevilha, para além da intervenção de Lorena García de Izarra, diretora geral da Fundación Tres Culturas.
Seguiu-se a mesa redonda, moderada pelo apresentador de rádio e televisão Rafael Cremades, e que contou com a participação de seis mulheres, duas de cada um dos países: de Marrocos, Hikmate Abriouel, Vice-reitora da Universidade de Jaén, e Soumia El Jazouli, doutorada em Farmácia, dermo-científica e diretora comercial de Argania Travel; de Espanha, Marta Villalba, diretora de Desenvolvimento de Negócios y Operações da City Expert, e Vanessa Muñoz, Presidente da Associação Empresárias Sevilhanas e CEO da Hispabaño; de Portugal, Silvia Madeira, diretora executiva da Eurocidade do Guadiana, e Marta Mimoso, Diretora Geral do Estúdio de Comunicação.
Cada uma das intervenções deu conta da experiência pessoal que representa trabalhar em vários países, destacando as diferenças, semelhanças e maiores dificuldades sentidas ao longo de cada percurso. Foram discutidos aspetos práticos como os fusos horários entre vizinhos, os diferentes idiomas, a burocracia ou os entraves burocráticos, mas também a importância da colaboração e coordenação entre todos para se chegar cada vez mais longe.
A Fundación Tres Culturas tem um sólido percurso no âmbito da cooperação transfronteiriça, fruto de mais de 25 anos de experiência, especialmente com os países vizinhos de Portugal e Marrocos. Esta cooperação foi reforçada com o apoio financeiro de programas europeus, como o Interreg POCTEFEX, com foco na colaboração entre Espanha e Marrocos, e o Interreg POCTEP, que impulsiona a cooperação hispano-portuguesa.
Este programa “Portugal-Espanha-Marrocos, um mundo de possibilidades” foi criado com o objetivo de explorar e tornar visíveis as múltiplas oportunidades decorrentes da vizinhança entre estes três países, propondo simultaneamente uma reflexão conjunta sobre os diversos desafios.
A Fundación Tres Culturas pretende que esta mesa redonda seja o ponto de partida de um programa de iniciativas que se prolonguem ao longo do ano, envolvendo sempre os três países e abordando temas de interesse para todos, promovendo o diálogo e a cooperação entre os diferentes povos e culturas.